MS Cidades

Versão Mobile
Notícias
17/06/2013 - 14:25

Glória de Dourados organiza calendário de coleta seletiva

 
Versão para ImpressãoVersão para Impressão
 
Wilson Amaral/MS Cidades

     Em 2010 a prefeitura de Glória de Dourados implantou pela primeira vez na história do município a coleta seletiva de resíduos sólidos que durou aproximadamente 2 anos, a mesma obteve ótima aceitação por parte da população.

Em de junho 2013, Glória de Dourados relançou a coleta seletiva de resíduos sólidos, com uma série de medidas como campanhas educativas nas escolas e visitas domiciliares informando as donas de casa sobre a importância da coleta seletiva e os materiais que devem ser disponibilizados para a coleta, que estão descritas no calendário ecológico. Dentre as informações estão: os dias da coleta seletiva (terça --feira, lado nascente da cidade) e (quarta- feira, lado poente), e os dias da coleta normal, (segunda - quarta e sexta lado nascente) e (terça - quinta e sábado lado poente). Será distribuído semanalmente nas residências um saco de lixo para armazenar os resíduos secos recicláveis (papel, plástico, vidro e metal).

     A Prefeitura de Glória de Dourados através da Secretaria Municipal de Saneamento Básico e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável vêm trabalhando de forma articulada, a fim de promover ações de esclarecimentos à população.

      

     Atualmente está em vigor a Lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa lei contém instrumentos importantes que permitirão ao País reduzir problemas ambientais, como a eliminação dos lixões de todos os municípios brasileiros até agosto de 2014, como também reduzir problemas sociais e econômicos implementando a prevenção e a redução na geração de resíduos, adotando a prática de hábitos de consumo sustentável, propiciando o aumento da reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos.

A referida lei também oficializou a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a ser implementada de forma individualizada ou encadeada, abrangendo os fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores. É dever de toda a sociedade contribuir com a redução dos resíduos gerados.

     Foi construído um aterro sanitário em Glória de Dourados, cujas obras estão em fase final, e a previsão é para que ainda neste ano de 2013 o aterro entre em funcionamento. A coleta seletiva é importante para diminuir a quantidade de resíduos a serem depositados no aterro sanitário, visto que só podem ser depositados os rejeitos (o que não pode ser reaproveitado ou reciclado) aumentando assim sua vida útil.

A Chefe do Departamento de Resíduos Sólidos, Maria Aparecida da Silva Moura afirmou que "separar os resíduos (lixo) em casa é uma atitude simples que contribui para um melhor reaproveitamento dos resíduos, diminui a quantidade de resíduos a serem dispostos no ambiente, poupa água, energia e reduz a extração de matérias-primas necessárias à produção de novos bens de consumo"

   A bióloga Maria Aparecida Furtuoso Gomes do Departamento de Meio Ambiente , diz "Todo o problema da geração de lixo da cidade começa dentro de cada casa. As soluções também começam nas casas de cada um. A minimização dos resíduos pela implantação dos 3 Rs (Reduzir, Reaproveitar  e Reciclar) e a coleta seletiva, dependem de gestos diários de cada indivíduo.

     

    Com a coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados já na origem, onde o lixo é gerado residências, escritórios, escolas, etc. E depois encaminhados para a reciclagem, à coleta seletiva estimula a reciclagem, já que os materiais coletados separadamente, por estarem limpos, têm maior potencial de aproveitamento no mercado".


    O prefeito Arceno Athas Júnior ressaltou desde o ano de 2010, implantamos esse projeto, temos certeza que foi um dos melhores projetos do nosso município na área de saneamento e meio ambiente, mas é importante a colaboração de toda comunidade para que tanto a coleta seletiva quanto a coleta normal tenha êxito, para que aconteça de forma organizada e que todos assumam suas responsabilidades quanto ao descarte correto dos seus resíduos.

 
Versão para ImpressãoVersão para Impressão