MS Cidades

Versão Mobile
Notícias
05/10/2012 - 12:00 | Atualizado em 11/10/2012 às 23:03

Informativo da Secretaria de Agricultura de Deodápolis

 
Versão para ImpressãoVersão para Impressão
 
WILSON AMARAL
MS Cidades
Reflorestamento voçoroca 9º linha nascente 1 (Foto: Wilson Amaral)

AGRICULTURA E PECUÁRIA

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SEMAP) deu total apoio aos mini, pequenos e médios produtores rurais na presente gestão, do então Prefeito Manoel José Martins. Foram criados pela secretaria, 02 (Dois) programas de incentivo e fomento ao produtor rural; um deles é o PROMEGE -- Programa de Melhoramento Genético de bovinos de corte e leite em parceria com a AGROPEC -- Associação dos Agropecuaristas de Deodápolis, disponibilizando botijão de sêmen e veículo da prefeitura para atender o referido projeto.



Calcário (Foto: Wilson Amaral)

Outro programa foi o PROSOLO -- Programa de Conservação do Solo, o qual atende o produtor na demarcação e construção de Terraços em nível, para combate de erosão, incluindo 01 (Um) Trator 4 x 4, 01 (Um) Arado Terraceador, nível ótico e pá-carregadeira para encabeçar os terraços e combater voçorocas. Ainda Nesse programa, disponibilizou-se calcário subsidiado aos produtores rurais, o qual é levado até a propriedade com caminhão adquirido para tal finalidade, sendo o frete gratuito do terminal de calcário até o local de aplicação. A distribuição desse insumo e incorporação ao solo, são realizados também pelas máquinas da prefeitura e por esses serviços, cobra-se do produtor apenas o combustível gasto.


(Foto: Wilson Amaral)

Da mesma forma é cobrado o serviço de confecção da curva de nível. Já para a demarcação com nível ótico dos terraços, que é realizada por técnico da prefeitura, o serviço é gratuito.

Todo esse empenho da administração atual foi para alavancar a agropecuária do

município.

 


Mudas para produtor rural 9º Linha (Foto: Wilson Amaral)

MEIO AMBIENTE

Através dos programas acima relatados, somados a Educação Ambiental, com palestras proferidas pelo engenheiro-agrônomo e Secretário de Agricultura Carlos Antonio da Silva, bem como dia de campo, seminários em parceria com o IMAD -- Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento (sede em Dourados), produção de mudas no viveiro municipal, Rally da mata Ciliar do Rio Dourados e reflorestamentos. Todos esses trabalho desenvolvidos, custeados com recursos próprios e do ICMS ecológico, foram a marca dessa administração que não poupou esforços nesse segmento.

 


Viveiro de Mudas (Foto: Wilson Amaral)

SERVIÇOS PRESTADOS E INSUMOS DISPONIBILIZADOS NOS ÚLTIMOS 33 (Tinta e três) MESES:

 PREPARO DO SOLO: 1.150 Hectares;ü

 TERRACEAMENTO EM NÍVEL: 1.052 Hectares;ü

 LOCAÇÃO DE TERRAÇOS COM NÍVEL ÓTICO: 242 hectares;ü

 CALCÁRIO ENTREGUE AO PRODUTOR: 913.000 kg;ü

 MUDAS PRODUZIDAS: 30.000 mudas aproximadamente;ü

 REFLORESTAMENTO DA VOÇOROCA DE PRESIDENTE CASTELO BRANCO;ü

 REFLORESTAMENTO DA VOÇOROCA DA 9º LINHA NASCENTE;ü

 PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA NA 9º LINHA POENTE -- CÓRREGOü SÃO JOÃO;

 UNIDADE EXPERIMENTAL DE SAF -- SISTEMA AGROFLORESTAL -- 10º LINHAü

NASCENTE -- PROPRIEDADE DO SR. GILSON LAZARINI;

 RALLY DA MATA CILIAR DO RIO DOURADOS (COM PARCERIA DOS PESCADORESü

AMADORES DO MUNICÍPIO).

 


Sistema Agrofloresta (Foto: Wilson Amaral)

O Prefeito municipal disponibilizou para realização desses trabalhos uma equipe de técnicos em agropecuária (02), engenheiro-agrônomo (01), secretária (01), tratoristas (04), coordenador do parque de máquinas (01), motorista (01), diaristas (02).

 
Versão para ImpressãoVersão para Impressão